fbpx

“Arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém anseia por intemporalidade.”

Frank Gehry

Top

Arena tem como proposta
o conceito mixed-use

onde, não apenas para futebol mas para eventos em geral, abraçada por um amplo parque onde a população da cidade pode usufruir da área em diferentes horários sem necessidade de evento na arena

Capacidade

20 mil

Endereço

Av. Bepe Rosa, Centro, Brusque - SC, Brasil

Ano de Projeto

2017

Conceito

A cidade de Brusque é conhecida nacionalmente como o berço da fiação catarinense e cidade dos tecidos, assim, buscando trazer as origens da cidade para o partido arquitetônico da arena, criou-se a inspiração em um fio desfiado.

A COMPOSIÇÃO DE VÁRIOS FIOS FORMAM, ENTÃO, UMA FORMA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PENSADA PARA A COBERTURA DA ARENA.

A Arena

Partido

A arena foi projetada para o time do Brusque F.C. na cidade de Brusque em Santa catarina. Pensada não apenas para o time, mas em como trazer melhorias para a cidade e população. O local escolhido para a implantação da arena teve como premissa um lugar que já abriga grandes eventos na cidade, também uma área que já tem infraestrutura, assim como uma área que precisa de qualificação e mais “vida”.

O projeto leva como premissa, a qualificação e criação de uma área para população e para a cidade.

Então, partindo disso, foi planejado uma qualificação da borda do rio, integração do parque das esculturas com eixos de conexão ligando ao pavilhão da fenarreco através de um parque criado para receber a arena. Juntamente com qualificação da área também foi planejado para as vias de acessos, que não somente para o automóvel, mas com a mobilidade urbana, transporte coletivo e ciclovias de acessos. Feito um estudo dos principais bairros da cidade, e visto que os mais populosos estão dentro de um raio de 5km , onde a população pode acessar a arena em até uma hora de caminhada, fazendo com que a Arena não se torne um grande ponto gerador de trafego da cidade. 

Qualificação da área, reestruturando as vias, calçadas e parque existente, trazendo maior vitalidade para o local.

Assim seguindo as normas do caderno de encargos da FIFA 2014, está na posição norte/sul para a incidência solar não atrapalhar os jogos, pode ser evacuada em até oito minutos, em caso de emergência, também conta com acessibilidade em todas as áreas, com elevadores, local para cadeirantes assistirem a jogos e banheiros acessíveis.

Materiais

Planejada para ser sustentável, a estrutura da Arena Brusque é dividida em duas etapas, a estrutura primária, onde a cobertura é composta de chapas metálicas curvas e com a membrana de PTFE (Politetrafluoretileno) de fechamento, e a subestrutura de concreto pré-fabricado que compõem as arquibancadas e estrutura interna. Pela cobertura é feita a coleta da água da chuva, onde, com as cisternas cheias, pode ser utilizada em mais de duas descargas para cada espectador.

O material utilizado na cobertura, PTFE, é um material que não mantém o todo calor interno, ainda assim, para ajudar na ventilação foi projetado na fachada da arena, brises horizontais móveis, que quando abertos, fazem ventilação cruzada e também ventilação por efeito chaminé.

Áreas Internas

A arena possui restaurante panorâmico com vista para a cidade, aberto durante todos os dias para a população, lanchonetes em todos os andares, com área com mesas, museu e salas administrativas do clube, salas de coworking e áreas VIP com camarotes.

Para as áreas restritas para jogadores, possui vestiários exclusivos para cada time, com entradas separadas, salas de conferências, estacionamento fechado para oito ônibus dos times, ambulâncias, polícia e árbitros. Também com estacionamento coberto para público de carros, ônibus, motocicletas e bicicletas.

Os vestiários são equipados com sala de massagem, banheiros, vestiários, área de aquecimento coberta com 100m². Na zona mista, vestiário de árbitros, gandulas, salas médicas, sala antidoping e escritório de administração dos times.

Áreas externas

No pavimento térreo, a arena possui lojas com diferentes usos voltadas para fora. A arena abraçada por um parque, com uma ampla esplanada de acesso que suporta o público em dia de jogos, as áreas foram planejadas para diferentes usos no parque, como pequenos shows, área esportiva, ciclovia, etc.

Também espalhados pelo parque estão distribuídos trinta e uma árvores metálicas sustentáveis, que, além de serem parte de um projeto exclusivo para o parque da arena, seguem o mesmo conceito da arena, projetadas para serem sustentáveis, com estrutura metálica e filmes fotovoltaicos fazendo o fechamento, onde coletam energia solar, que podem ser utilizado para a iluminação noturna e também fazem a coleta de água da chuva, onde a mesma é utilizada para a manutenção do parque.

Veja a Arena Brusque 360º

Deslize para visualizar 360º

Para mais informações

Confira também matérias
publicadas da Arena Brusque

Clique e acesse as matérias.